Armazenamento de energia solar é uma das principais dúvidas sobre como funciona a geração de energia limpa, proveniente da luz do sol.
Para conferir quais os dois principais tipos de sistemas de energia solar fotovoltaica (on-grid e off-grid) e como a energia solar pode ser armazenada, continue lendo este artigo!
Qual é a diferença entre o sistema on-grid e off-grid?
O sistema on-grid é conectado à rede de distribuição.
Dessa forma, quando a unidade produz mais energia do que consome, a energia é enviada para a rede de distribuição gerando créditos de energia, que podem ser usados no prazo de até cinco anos, a partir da data que foram gerados.
Em caso de queda de energia da rede, o sistema é desligado, não fornecendo energia à instalação.
Já no sistema off-grid não há conexão à rede de distribuição de energia. Por isso, se faz necessário um banco de baterias estacionárias, responsável por armazenar a energia que é gerada em excedente.
Fornece energia mesmo com queda de energia, sendo muito indicado para lugares remotos, em que não há disponibilidade de energia elétrica por redes de distribuição.
Além dessas diferenças entre os sistemas, o custo de um sistema off-grid ainda é muito elevado, chegando a ser 2 vezes mais caro que um sistema on-grid de mesma potência, devido ao custo do banco de baterias e do inversor off-grid.
Como a energia solar pode ser armazenada?
O armazenamento de energia solar fotovoltaica se dá através de baterias, assim como é feito com outras aplicações elétricas. Entre os principais tipos, estão: chumbo ácido, níquel-cádmio, íons de lítio.
Inclusive no Brasil, as primeiras baterias utilizadas para a finalidade de armazenamento de energia solar fotovoltaica foram chumbo-ácido de níquel-cadmio.
Para melhor compreender, o armazenamento de energia é feito através do sistema off-grid, utilizado em regiões mais afastadas, onde a rede elétrica de concessionárias realizam o abastecimento.
Por exemplo, os locais como sítio ou por indústrias, que demandam de energia em horário de pico, tornando o consumidor mais independente, reduzindo os gastos e aumento na produtividade do dia a dia.
O sistema off-grid não é conectado à rede, mas sim a baterias, que são responsáveis pela produção de energia limpa, possibilitando ao usuário a recorrer a ela quando necessário.
Quer entender melhor como funciona a geração de energia solar fotovoltaica? Então clique aqui e confira todas as etapas.
Quais são as principais formas de geração de energia?
As principais formas de geração de energia são a Geração Centralizada (GC) e a Geração Distribuída (GD).
De modo geral, a Geração Centralizada é caracterizada pela construção de usinas de grande porte, como usinas hidrelétricas e termelétricas, por exemplo.
Devido às suas características técnicas, normalmente se situam longe dos centros de distribuição e por isso exigem a construção de linhas de transmissão e postos de transformação, o que acarreta em grandes perdas energéticas.
Já a Geração Distribuída, definida pelas Resoluções Normativas da ANEEL nº 482/2012 e 687/2015, é caracterizada pela geração de energia por fontes renováveis ou cogeração qualificada próxima aos centros de distribuição, tendo uma potência limite de até 5MW.
Os sistemas são conectados diretamente à rede de distribuição, sendo mais eficientes e permitindo a compensação de energia.
Dessa forma, os próprios consumidores são capazes de gerar energia, se beneficiando de todas as vantagens:
Economia
Eficiência energética
Sustentabilidade
Segurança
Entre outras vantagens, contribuindo com a rede através da injeção de energia.
Para isso, a LBR Solar é uma empresa integradora de Geração Distribuída, atuando na venda e instalação de sistemas de Energia Solar Fotovoltaica.
Queremos transformar a sua vida de modo que possa aproveitá-la melhor! Conheça os nossos projetos, acesse: