O aumento na conta de luz já é uma realidade que desde do dia 31 de agosto deste ano chegou a vida de muitos brasileiros, depois do anúncio da Agência Nacional de Energia (Aneel).
Então, como buscar soluções para diminuir os impactos deste aumento? Isso é o que você vai descobrir a partir de agora.
Aumento na conta de luz: como economizar em 7 dicas
Antes mesmo de mostrarmos a você as melhores dicas para economizar na conta de luz, te convidamos a entender o quanto representa esse aumento em seu orçamento.
No dia 31 de agosto deste ano a Aneel anunciou o reajuste nos valores da conta de luz. Até esta data a chamada bandeira 2 estava no valor de R$9,49 por cada 100 kW/hora.
Agora, devido à crise hídrica onde foi preciso recorrer às usinas termelétricas, este valor subiu para R$14,20 a cada 100kw/h.
O que representa um aumento na conta de luz maior que 50% e consequentemente compromete o orçamento de residências e empresas.
Mas, o que fazer para diminuir esses gastos? A regra de ouro é buscar formas de economizar. Isso é o que você vai aprender a partir de agora com estas dicas.
Dica 1. Invista em lâmpadas de Led
Para economizar na conta de luz, durante todo dia você pode aproveitar a luz natural.
Já durante a noite as lâmpadas de Led são uma ótima opção para reduzir os impactos na conta de luz.
Dica 02. Não está em uso, desligue
Crie o hábito de desligar os eletrodomésticos da tomada quando não estiverem em uso.
Aparelhos como carregadores de celular e tv continuam consumindo energia mesmo quando não estão em uso conectados ao eletrodoméstico.
Dica 3. Faça a manutenção dos fios elétricos
As famosas “gambiarras” podem não só colocar a sua vida em risco como fazer os gastos com as contas de luz aumentarem.
É o caso de emendas na fiação, ou muitos aparelhos ligados na mesma tomada.
Isto pode levar à fuga de energia e dobrar o consumo, levando ao aumento na conta de luz, pois é como se você tivesse um aparelho elétrico ligado por 24 horas sem estar usando, ou seja, é energia sendo desperdiçada.
O mesmo acontece com o uso de eletrodomésticos antigos, que acabam gerando mais gasto de energia. Um caso clássico é a geladeira com vedação ruim.
Então, o ideal é buscar fazer uma manutenção periódica dos equipamentos e fiações elétricas.
Para isso, você pode contar com a vistoria periódica de um profissional eletricista, é um investimento mínimo que pode gerar uma economia por longos anos.
Dica 4. Reduza os banhos quentes
Pode não parecer, mas manter o chuveiro com termostato em temperaturas mais baixas pode gerar uma economia de até 30% na conta de luz.
Dica 5. Evite usar eletrodomésticos em horário de pico
Existe uma regra básica para economizar na conta, que é não ligar os eletrodomésticos que mais consomem energia em horário de pico, este horário é entre 18 e 21 horas, fique atento!
Dica 6. Só use luz no ambiente em que estiver
Crie o hábito de só acender a luz no ambiente onde estiver. Este é um hábito que pode ser criado por toda família e irá gerar com certeza uma redução no consumo de energia.
Dica 7. Invista em energia solar
Cada vez mais as pessoas estão descobrindo as vantagens que a energia solar pode trazer, a principal delas é a redução de custos nos gastos de energia em até 95%.
O sistema fotovoltaico que por meio dos painéis solares captam a luz solar, é de fácil instalação, não polui o meio ambiente e tem uma vida útil de até 25 anos e com necessidade mínima de manutenção.
Tudo que você precisa para controlar o aumento na conta de luz, vale muito a pena o investimento.
Se você quer saber mais sobre a energia solar entre em contato, clique aqui.